Close

Um Livro sobre Santa Eufémia em Penedono

29 Set Notícias | 1 comment

Um Livro sobre Santa Eufémia em Penedono[1]

 

 

No dia 12 do corrente, o Santuário de Santa Eufémia, em Penedono, teve um momento cultural pouco habitual por aqueles lugares, nada mais nada menos do que o lançamento de um livro com o título: «Santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia em Penedono».

História e Culto que se querem dar a conhecer e se faz, agora, ao lado das Festas ali realizadas em cada ano, com Pregações, Eucaristias e Procissões, promessas, confissões, comunhões, na parte religiosa; uma feira, festas populares, a tradicional marrã a que nenhum romeiro quer fugir, na parte profana.

Vêm de longe e de perto, são capazes de dormir ao relento ou até de não dormirem; já lá vai o tempo em que os romeiros vinham a pé e por ali ficavam, noite e dia, começando a debandada após o cumprimento das promessas ou participação na Eucaristia, nesse tempo da parte da manhã.

O P.e Luciano Moreira tomou conta da paróquia de Penedono há pouco mais de um ano e depressa lançou mãos a uma obra que marca essa «História» e esse «Culto», e fica como relíquia escrita levada por muitos que, agora vão demandar a Festa ou visitar, simplesmente, o Santuário de Santa Eufémia em Penedono.

Para a apresentação estava o Dr. Alberto Correia, da paróquia vizinha da Sarzeda é que se tem dedicado ao estudo destas romarias e devoções populares que enchem a alma do nosso povo; confessando ter sido romeiro, em criança, com sua mãe, narrou a experiência com a graça que sabe dar aos seus relatos; mas, antes, usou da palavra o P.e Carlos de Carvalho, Arcipreste de Penedono, também ele natural do Souto, outra paróquia vizinha e que era lugar de passagem por exemplo, para os romeiros que iam da minha terra natal.

Estava também o Presidente da Câmara. Municipal de Penedono, que tinha prefaciado o livro expôs o modo como foi conhecendo o P,e Luciano e o seu amor «gosto pela comunicação», de onde vem, agora, este livro, «resposta, no dizer do P.e Luciano, aos pedidos dos peregrinos».

O autor encerrou o conjunto de referências à sua obra, não se esquecendo de agradecer aos presentes, de modo particular aos que tomaram parte activa na apresentação do livro; estavam alguns sacerdotes, mesmo da Diocese de Viseu, que vieram para estar com P.e Luciano e aproveitar para conhecer o livro agora publicado.

Boa apresentação em papel couché, recheado de fotografias que apresentam o local, a imagem de Santa Eufémia, os momentos da Liturgia e da festa popular, romeiros em cumprimento das suas promessas, não esquecendo os belos ex-votos que ali existem como recordação gravada na madeira, de graças, favores e milagres obtidos por intercessão de Santa Eufémia.

VOZ DE LAMEGO felicita o P.e Luciano pela sua iniciativa, pelo seu trabalho e dedicação ao Santuário de Santa Eufémia, tudo enriquecido e muito melhorado com o livro que ele pensou, escreveu e, agora, publicou; a poucos dias da romaria de 2012 (15/16 de Setembro), foi certamente um êxito junto dos peregrinos e romeiros, que melhor podem conhecer Santa Eufémia e o que se passou ou passa no seu Santuário, em Penedono.

A. Ribeiro (Pe)



[1] In: Jornal Voz de Lamego, nº 4182 de 18 de Setembro de 2012

  1. Cátea Maria Alves Fernandes11-21-13

    Gostaria de receber o livro de Santa Eufémia se fosse possível.

Comentário

Coloque o seguinte código de segurança *