Close

Localização do Santuário de Santa Eufémia em Penedono

Para chegar ao Santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia de Penedono vindos da capital de distrito; a cidade de Viseu devemos seguir em direcção ao Mundão-Sátão pela EN 229 em direcção a Aguiar da Beira, até ao cruzamento da Vila da Ponte, onde tomaremos a direcção de Sernancelhe e de lá em direcção à vila de Penedono seguindo pela mesma EN 229.

Chegando a Penedono, (terra do “Magriço”) é aconselhado subir no primeiro cruzamento e fazer uma paragem para visitar esta bela vila medieval, com o seu castelo pentagonal e a belíssima igreja matriz. Depois desta visita voltamos novamente à estrada EN 229 e entramos no cruzamento para Penela da Beira pela EN 508, 2 km depois estaremos no Santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia de Penedono. Este itinerário tem a duração de mais ou menos uma hora e a distância de 70 km.

Fazendo a viagem até Santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia de Penedono, mais pelo norte e tomando como ponto de partida a cidade de Vila Real, teremos que rumar pela A24, direcção à Régua, chegando lá teremos de seguir pela EN 222 na marginal do rio Douro em direcção a São João da Pesqueira, onde nesta vila que é o coração do Alto-Douro podemos desfrutar das belas paisagens vinhateiras, continuando pela EN 222 chegaremos ao cruzamento da Senhora da Estrada no Vilarouco onde teremos que mudar na direcção de Penedono pela EN229, ao chegarmos ao cruzamento que dá para Penedono e Penela da Beira, tomamos a direcção de Penela da Beira, 2 km depois estaremos no Santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia de Penedono. Este itinerário tem a duração de mais ou menos uma hora e cinquenta minutos e a distância de 90 km.